quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como fazer seu blog ser lido por muita gente!

 

literatura  Quem é que nunca enviou um texto para um site “agregador” e, para sua surpresa, ficou decepcionado ao perceber que seu material não foi aprovado pela equipe do site? Essa lista mostra 5 itens muito úteis para quem quer aumentar as chances de ter seu texto lido através dos sites agregadores da internet:

1-) Tem que fazer uma lista: se você é inexperiente como eu, e pensa que o seu “Faroeste Caboclo” literário será lido por centenas de milhares de pessoas na internet, você está redondamente enganado.

O “folclore cibernético” brasileiro cultua o “fast-food” literário; numa analogia, é preferível um lanchinho rápido do que um jantar elaborado. Assim, uma “lista” é muito mais bem vinda do que um “testamento”. Isso não quer dizer que o “fast food” dispense qualidade!

2-) Os textos mais populares...: se você fizer um texto tentando fazer “exibicionismo literário”, é bem provável que o site não vá aprovar seu material. Portanto, faça algo relacionado ao cotidiano das pessoas; fatos recentes, curiosidades. Literatura, definitivamente, não é o forte da internet. Seja simples nos métodos.

3-) Tem que ficar torcendo pro material ser aprovado: entre a cruz e a espada. É assim que quem espera um texto ser aprovado num site agregador fica entre o período do envio e o da publicação do material. Nessa hora, tudo o que se tem a fazer é torcer, torcer, torcer (para seu texto ser publicado)...

4-) Boas ideias: é claro que sua ideia tem que ser interessante. Ninguém vai a um site desses preocupado com a divulgação do PIB da China. As pessoas querem se divertir, passar o tempo. Portanto, coloque a cabeça para funcionar e faça algo lúdico, que desperte a curiosidade das pessoas. Nada de assuntos muito “densos”.

5-) Persistência: calma! Ninguém chega nesse mundo “pronto” para a vida. Vamos nos moldando à medida que os fatos se apresentam diante de nós. É essa a maneira pela qual adquirimos experiência. Assim, se não foi dessa vez que seu texto saiu (foi publicado), não desanime. Esse texto que você lê aqui é o primeiro que o autor consegue publicar, depois de inúmeras tentativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário