sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A juventude


A juventude tem cara de “de manhã”. Por mais que o tempo passe, a juventude mantém a mesma aparência.
O que acontece, é que a juventude é estática. Ela ta sempre lá. O que muda, são as pessoas que compõem essa juventude.
Por isso, eu sempre penso que os movimentos das pessoas, as manifestações, a coletividade, tudo isso faz o “bando” de gente que compõe o mundo, muito mais importante que qualquer personalidade individual.
Em outras palavras, eu acho que o curso da história é muito mais importante que qualquer personagem. Quem seríamos nós se Pedro Álvares Cabral não tivesse descoberto o Brasil? Seríamos os mesmos, porque um outro cara teria descoberto. O mundo é assim: ninguém é insubstituível.
É essa a “mensagem” que a juventude me passa. Porque a juventude tem a cara de quem acaba de acordar de manhã.
À medida que o tempo passa, a gente vê que a eleição é mais importante do que quem é eleito; e que a corrida é mais importante que os corredores... Prova disso, é que os nomes passam; e os fatos ficam. Os nomes passam a ser detalhes; e os fatos, história.
Todo mundo um dia vai embora daqui; não sei pra onde, mas vai. E mesmo assim, o mundo continua. O mundo sobrevive a nós. A gente só interfere um pouco no curso da história, mas a gente “desembarca” algum dia, por assim dizer, e a “embarcação” segue viagem.
Eu vejo a juventude como a expressão mais forte de qualquer rito de passagem. Acredito que é porque a juventude tem “cara de ‘de manhã’”, mesmo.
Além disso, existe na juventude um resquício de uma despedida... que ainda não foi; mas com certeza, será.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, bem metafísico. E, mais uma vez, adorei também. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm achei ótimo esse texto aí! Aliás, fui eu que fiz! Então, eu tenho que me elogiar!

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente texto. A propósito, gostei muito do seu texto sobre baladas, também.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto!
    Eu bem sei o que é esta fase da passagem...rss...

    ResponderExcluir