quarta-feira, 30 de junho de 2010

Espelho meu?



Como era o mundo antes de existir o espelho?

Fico pensando no homem na idade da pedra. Qual era a referência pessoal estética do rosto dele? Reflexo nos lagos? Opinião dos outros?

Acho que o surgimento do espelho trouxe mudanças não apenas estéticas, mas também comportamentais à sociedade.

O espelho é que foi o “catalisador” (é uma expressão que está na moda) da preocupação que as pessoas têm com a própria imagem. A partir do surgimento desse objeto é que houve possibilidade de desenvolvimento do mercado da estética e também possibilidade de mudança de atitude das pessoas.

Não vou ficar aqui falando bobagem copiada do Google, omitindo a fonte, não. Eu falo bobagem assumindo a fonte! É claro que eu não sabia nada sobre o surgimento do espelho, e é lá que fui buscar (no Google).

Ocorre que descobri que o espelho como o conhecemos hoje, ou seja, objetos de vidro com uma fina camada metálica refletora, surgiram o ano de 1.300 depois de Cristo, na região de Veneza. E os primeiros “esboços” de espelho foram criados a partir de chapas de bronze polidas com areia, isso 3.000 anos antes de Cristo. O curioso é que os espelhos tinham mais apelo decorativo e estético do que prático, uma vez que a nitidez da reflexão não era sua grande virtude. Só a partir do século XIX é que o uso do espelho como o conhecemos atualmente se difundiu pelo mundo.

E eu que pensava que tudo era tão antigo! O espelho é mais jovem do que eu imaginava.

Imagina como ia ser a industria de cosméticos sem o espelho? E os cirurgiões plásticos? Iam ser tão famosos assim?

Será que o espelho ficou menos importante do que as conseqüências trazidas por ele?

4 comentários:

  1. Verdade que, antes de espelho, já existia o mito de Narciso, que se afogou em um lago, encantado com seu próprio reflexo.

    Mas, pensando bem, não seria um desfavor à humanidade acabar com todos os espelhos. Andaríamos por aí, sem ter a certeza absoluta se estamos penteados. Nossa única salvação seria a água da privada.

    ResponderExcluir
  2. Antes do espelho já existia a vaidade. Lembremos do mito de Narciso. Mas a idéia de um mundo sem espelhos é tentadora.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha cogitado isso. Fiquei pensando aqui... Se a gente tem tanto recurso para o autoconhecimento e ainda assim é tão perdido de si mesmo, imagine se não tivesse o espelho?! Quanto conflito, meu Deus. Gostei bem do texto!

    ResponderExcluir
  4. Mais um texto "pró-vampirico"....
    Onde essa juventude vai parar....

    ResponderExcluir